Como funciona o MinhasRotas

1. Passo a passo para criar uma nova rota.

1 Para criar uma nova rota, você deve clicar no botão “ENTRAR”
MinhasRotas
2 Na nova página que abrir, você deverá fazer o login na sua conta usando o e-mail que você cadastrou.
MinhasRotas
3 Na próxima tela, você poderá preencher os campos para a geração da rota.
MinhasRotas
4 Preencha o primeiro campo com o seu endereço de partida. Veja que o MinhasRotas possui a função de preenchimento automático para agilizar essa etapa.

Aqui você poderá preencher o endereço, cidade ou CEP de onde você vai partir.
MinhasRotas
5 Preencha os demais campos com os endereços de parada da sua rota, incluindo um endereço por campo.

Conforme você for incluindo novos pontos de parada, o MinhasRotas disponibiliza novos campos de endereço. Preencha somente aqueles que precisar.
MinhasRotas
6 A cada endereço de parada que você incluir, você poderá incluir peso, volume e valor monetário da sua carga e o tempo da entrega. Esses campos são opcionais e podem te ajudar a planejar melhor sua rota e definir os veículos que deverão ser usados nas entregas. Para habilitá-los, basta clicar em “CONFIGURAÇÕES DA ROTA”.
MinhasRotas
7 O último campo deverá conter o endereço da sua última parada.
MinhasRotas
8 Após incluir os pontos de parada da sua rota, marque “Manter a ordem de endereços informada” caso você queira que o roteirizador não altere a ordem dos pontos de parada que você informou. Nesse caso, é possível reordenar os pontos de parada, clicando e arrastando-os para cima ou para baixo.
MinhasRotas
9 Depois você poderá selecionar de que forma gostaria de otimizar a sua rota. Escolha entre “por menor distância” caso queira que o roteirizador busque a rota que percorrerá a menor distância, “por menor tempo” caso queira que o roteirizador gere a rota que levará o menor tempo, ou “preferindo rodovias” caso queira que a rota priorize este tipo de via.
MinhasRotas
10 Se desejar que a rota criada evite pedágios, balsas ou estradas de terra marque essas opções.
MinhasRotas
11 Após incluir essas informações, você deverá selecionar o seu veículo. Você pode selecionar o seu veículo por uma categoria ou cadastrar os seus veículos. É muito importante fazer o cadastro, pois essa é a única maneira de calcular seus gastos com combustível.
MinhasRotas
12 Para cadastrar um veículo, basta clicar em “CADASTRAR NOVO VEÍCULO”, que fica dentro de “VEÍCULOS CADASTRADOS”.
MinhasRotas
13 Para finalizar, clique no botão “Criar Rota” e deixe o MinhasRotas trabalhar para você.
MinhasRotas

Continue lendo:

2. Entenda os resultados da sua rota.

2. Entenda os resultados da sua rota.

1 Informações - Esta área irá lhe mostrar dados de distância percorrida, tempo de percurso e cálculo de gastos com combustível e pedágios.
MinhasRotas
2 Mapa - Confira o mapa de toda extensão de sua rota em vários níveis de zoom, podendo consultar ruas e endereços próximos, além de visualizar a situação do trânsito no local.

Você também poderá visualizar o mapa em tela cheia, caso prefira. Basta clicar no botão que fica no canto inferior direito do mapa.
MinhasRotas
3 Pontos de parada - Aqui você confere a sua rota resumida, com os endereçoos de origem, destino e pontos de parada. Caso queira visualizar a rota detalhada, clique no botão “+” em cada trecho. Assim é possível conferir a instrução detalhada de sua rota, dados de distância e nomes de ruas.
MinhasRotas
4 Pedágios e Pavimentação - Caso haja pedágios na sua rota, essa área indicará onde eles ficam e os seus valores. Abaixo das informações de pedágio, você visualiza os dados sobre pavimentação das vias.
MinhasRotas

Continue lendo:

3. Integração com o TruckPad.

3. Integração com o TruckPad.

1 Se sua carga for maior que a capacidade da sua frota, aparecerá a opção de contratar um caminhoneiro através do TruckPad.
MinhasRotas
2 Para ofertar uma carga no TruckPad é necessário que você faça seu cadastro. Se você ainda não for cadastrado, clique em "Cadastre-se aqui" e preencha os dados solicitados.
MinhasRotas
3 Após realizar seu cadastro no TruckPad, você já poderá ofertar sua carga. Para seguir, basta preencher todos os itens de acordo com a sua necessidade.
MinhasRotas
4 Dentro do MinhasRotas você poderá também acompanhar o andamento da carga ofertada.
MinhasRotas
5 Além de contratar um caminhoneiro, no MinhasRotas você também consegue visualizar oferta de cargas feitas por outras empresas no TruckPad.
MinhasRotas
6 Para visualizar as cargas, basta clicar em “Mostrar cargas do TruckPad” que fica em baixo do mapa na tela com os resultados da sua rota. As ofertas de carga irão aparecer do lado esquerdo da tela.
MinhasRotas
7 Clicando na oferta de carga desejada você irá visualizar informações importantes sobre a carga como origem, destino, valor do frete e etc.
MinhasRotas
8 Ficou interessado em realizar o frete desta carga? Basta clicar em “VER TELEFONE” e contatar a empresa responsável pelo anúncio!
MinhasRotas

Continue lendo:

4. Salvando a sua rota.

4. Salvando a sua rota.

1 Após gerar uma rota, você poderá salvá-la. Basta clicar no ícone em destaque localizado na parte superior da página de resultados da rota.
MinhasRotas
2 Na tela que aparecer, digite o nome que gostaria dar para essa rota e clique em “SALVAR”.
MinhasRotas
3 Para consultar suas rotas salvas, clique no menu principal que fica localizado no canto superior e selecione “MINHAS ROTAS”
MinhasRotas
4 Você será direcionado para uma tela onde todas as suas rotas salvas ficarão armazenadas.
MinhasRotas

Continue lendo:

5. Imprimindo a sua rota.

5. Imprimindo a sua rota.

1 Agora imprimir a sua rota ficou ainda mais fácil. Basta clicar no ícone da impressora localizado no canto superior direito da tela.
MinhasRotas
2 Na tela seguinte, escolha quais informações deseja que sejam impressas e clique no botão “IMPRIMIR”.
MinhasRotas
3 Na tela a seguir, configure os dados para impressão.
MinhasRotas

Continue lendo:

6. Cadastrando seus veículos.

6. Cadastrando seus veículos.

1 Para cadastrar veículos, basta clicar na opção “MEUS VEÍCULOS" no menu principal.
MinhasRotas
2 Na página seguinte, além de visualizar sua lista de veículos cadastrados, você pode cadastrar quantos veículos precisar.
MinhasRotas
3 Para cadastrar um novo veículo, clique em “+ NOVO VEÍCULO”. Na tela seguinte, preencha as informações sobre o seu veículo.
MinhasRotas
4 Selecione a categoria do seu veículo para que o cálculo de pedágio possa ser realizado quando você selecionar esse veículo nas suas rotas.
MinhasRotas
5 Preencha as informações de tipo de combustível, capacidades em peso, volume e valor monetário, consumo e velocidade média para que o MinhasRotas use essas informações quando for otimizar as suas rotas.

Você pode configurar informações adicionais como Modelo, Ano, Placa e Capacidade do Tanque do seu veículo ao clicar em “Mostrar opções avançadas.”

Clique em “Salvar.”
MinhasRotas

Continue lendo:

7. Como posso tirar outras dúvidas?

7. Como posso tirar outras dúvidas?

1 Se surgirem novas dúvidas enquanto você estiver usando o MinhasRotas, você poderá mandar uma mensagem para o suporte ao clicar no botão “AJUDA” no menu do canto superior direito.
MinhasRotas
2 Na tela seguinte, você encontrará informações adicionais sobre planos e sobre o termo de uso. Você também poderá acessar a Central de Ajuda ou entrar em contato com o suporte.
MinhasRotas
3 Na Central de Ajuda, você terá acesso às Perguntas Mais Frequentes.
MinhasRotas